Ouça agora

Ouça agora

RS deve ter temporal em diversas regiões no domingo, segundo Defesa Civil

Postado em 05/04/2024 por

Compartilhe agora.

Um sistema de baixa pressão chega ao Rio Grande do Sul trazendo temporais a diversas localidades neste domingo (7). A Região Metropolitana, Serra e os Vales serão os mais afetados, segundo a Sala de Situação do Estado do RS, que trabalha articulada com a Defesa Civil.

Em Porto Alegre, a chuva deve acumular entre 60 e 80 milímetros apenas nessa data. A título de comparação, a média histórica é de 114,4 milímetros para todo o mês, entre 1991 e 2020, segundo balanço do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Cátia Valente, meteorologista da Sala de Situação do estado, detalha que a condição climática trará chuvas irregulares a diversos pontos do Rio Grande do Sul, com temporais, ventos intensos e, possivelmente granizos, gerando transtornos.

“No sábado, esse sistema de baixa pressão começa a se formar e vai entrando aqui pela parte Noroeste do estado, na fronteira com a Argentina. Então, esse sistema, à medida que vai entrando, vai trazendo a chuva. Associada à chuva a gente, às vezes, tem aquele pacote completo, que vem com descargas elétricas, às vezes com granizo, e também com ventos“, afirma.

Ainda de acordo com a especialista, na segunda-feira (8), o sistema de baixa pressão deve perder força, mas permanecerá em municípios da Região Norte, com chuvas de menor intensidade e sem volumes significativos.

De acordo com a Climatempo, neste domingo (7), a cidade de Pelotas, no Sul do estado, registrará temperatura mínima de 16ºC e máxima de 24ºC, com chuva e sol entre nuvens. Em São Leopoldo, na Região Metropolitana da Capital, haverá haverá trovoadas, que acompanharão 71 milímetros de chuva. Já em Passo Fundo, no Norte, estima-se uma precipitação de 45 milímetros.

Prevenção e emergência

Em caso de rajadas de vento de maior intensidade, recomenda-se as seguintes medidas de proteção:

  • Não ficar embaixo de árvores, devido à possibilidade de quedas e descargas elétricas;
  • Não estacionar veículos próximos a placas publicitárias e torres;
  • Evitar o uso de aparelhos como celulares em tomadas.

Em situações de maior gravidade, é possível ligar para a Defesa Civil pelo telefone 199 e para o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Fonte: G1rs

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

18 + 19 =