Ouça agora

Ouça agora

RS alcança marca de 50 mortes por dengue em 2024

Postado em 03/04/2024 por

Compartilhe agora.

O Rio Grande do Sul alcançou, nesta terça-feira (20), a marca de 50 mortes provocadas pela dengue em 2024. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) notificou mais três óbitos.

As mortes ocorreram todas no Noroeste do estado. Uma mulher de 23 anos, com doenças pré-existentes, morreu em Santa Rosa no dia 19 de março.

O município de 77 mil habitantes tem o maior número de casos de dengue no RS, com 5,1 mil infecções notificadas, conforme a última atualização da SES.

Em Três Passos, morreu um homem de 80 anos, também com comorbidades, em 11 de março. Já em Vicente Dutra, a vítima é um homem de 89 anos, também com doenças pré-existentes. O óbito ocorreu no dia 25 de março;

No fim desta reportagem, você confere a lista de cada óbito por dengue confirmado no RS este ano.

Até agora, são 40,1 mil casos confirmados da doença no estado apenas este ano. No mesmo período, em 2023, o Rio Grande do Sul somava 8,7 mil casos de dengue.

Dos 497 municípios do RS, apenas 31 não estão infestados pelo mosquito que transmite a dengue, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde. Distribuídas entre a faixa Leste e o Sul do estado, as cidades representam 6,2% do total.

O governo do RS, dada a realidade epidemiológica, decretou situação de emergência no dia 12 de março.

Atenção aos sintomas

A Secretaria reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas, que são:

  • febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retro-orbital (atrás dos olhos)
  • dor de cabeça
  • dor no corpo
  • dor nas articulações
  • mal-estar geral
  • náusea
  • vômito
  • diarreia
  • manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira

A busca por atendimento no começo da manifestação das sensações de desconforto físico é uma maneira de evitar o agravamento da doença e a possível evolução para óbito. A SES indica o uso de repelente também para proteção individual contra o Aedes aegypti.

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do inseto, com a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos, impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

dez − quatro =