Ouça agora

Ouça agora

Encerra neste dia 31 de janeiro o período da Piracema na bacia do Rio Uruguai:

Postado em 31/01/2024 por

Compartilhe agora.

Iniciou no último dia 1° de outubro e segue até 31 de janeiro de 2024 o período de Piracema, também conhecido por Defeso. O calendário que compreende 120 dias, marca a migração dos peixes e seu período reprodutivo, onde as espécies nadam contra a correnteza para realizar a desova.

Na Bacia do Rio Uruguai, reservatório da Usina Hidrelétrica Machadinho as regras seguem a Instrução Normativa IBAMA n° 193/2008, com abrangência nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Neste período, além das restrições da pesca, as operações de fiscalização são intensificadas pelas Polícias e Brigadas Militares Ambientais, com aumento do policiamento aquático e foco em ações orientativas.
Na Piracema estão proibidas a pesca em corredeiras, cachoeiras e próximo a barragens de hidrelétricas, sendo importante respeitar a distância de 1.500 metros a montante e jusante delas; a pesca nas confluências de rios, devendo ser mantida a distância de 500 metros da área; é proibida a utilização de molinete, carretilha, espinhel, tarrafas e redes. O tamanho do peixe e a quantidade também devem ser seguidas. É proibido a captura e transporte de quantidade acima de 5 kg de peixes, assim como exemplares menores que os permitidos, de acordo com a Portaria IBAMA 25/1993. Portanto a partir de 1º de fevereiro está liberado a pesca normalmente. 

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

dois × 5 =