Ouça agora

Ouça agora

Resultado da colheita de Uva em Barracão/RS Safra 2022/23:

Postado em 28/03/2023 por

Compartilhe agora.

O município de Barracão possui cerca de 90 hectares de uvas entre áreas produtivas e em implantação, tendo a maior área cultivada nos municípios da região.

A estimativa de produtividade média da viticultura safra 22/23 em Barracão fica próxima as 15 toneladas por hectare, essa produtividade se dá em função das adversidades climáticas ocorridas durante o período de cultivo, sendo que ocorreram 3 geadas durante o mês de setembro prejudicando a brotação e inviabilizando partes da florada.

No mês de outubro houveram períodos com grande volume de chuvas, ocasionando dificuldade na aplicação dos defensivos, o que facilitou a entrada de doenças em diversas propriedades.

Em novembro iniciamos o mês novamente com geada, que prejudicou o estabelecimento dos cachos, também nesse mês ainda persistiam baixas temperaturas reduzindo o crescimento das brotações e favorecendo ao aparecimento de doenças que comumente não ocorrem nesta época do ano.

Houve também o período de estiagem entre os meses de novembro a janeiro. Todas essa variações de clima atrasaram a colheita que ocorreu durante todo o mês de fevereiro adentrando março, sendo que esta normalmente se inicia na primeira quinzena de janeiro se estendendo ate meados de fevereiro.

Esse quadro fez com que produtividade variasse de 7 a 28 toneladas por hectare, em boa parte das áreas os frutos eram pequenos e ralos, porém apresentaram graduações Birx e Babo satisfatórias, ou seja os frutos apresentavam grande acúmulo de açúcares, o que é interessante tanto para o consumo in natura quanto para industrialização.

A produção foi comercializada para consumo in natura com a população do município e junto à cantinas de diversos locais, tendo predominância as de Pinheiro Preto-SC.

Esse dados foram levantados junto às 25 propriedades que cultivam videiras Participantes do programa ATEG-fruticultura (Assistência Técnica e Gerencial) do SENAR, que é executado pela TECPLAN, além dos produtores de uva também são assistidos 3 citricultores no município de Barracão e outros dois viticultores em Cacique Doble.

Analisando o período desde as podas até a colheita, a produtividade média foi satisfatória, porém ficou abaixo do potencial das áreas em questão.

Para a próxima safra, com a previsão de entrada do El Ninho o clima é de otimismo, atualmente os produtores estão semeando as plantas de cobertura e utilizando das ferramentas disponíveis para definição de corretivos e fertilizantes a serem aplicados nas áreas de cultivos e de implantação de vinhedos.

Fonte: TecPlan Assessoramento Agropecuário

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

17 − 2 =