Ouça agora

Ouça agora

RS deve iniciar aplicação de doses da vacina bivalente contra Covid-19 na próxima semana

Postado em 08/02/2023 por

Compartilhe agora.

A distribuição e aplicação das doses da vacina bivalente contra a Covid-19 deve iniciar na próxima semana, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). O primeiro lote da vacina atualizada da Pfizer, capaz de imunizar contra mais de uma versão do vírus, chegará ao Estado nesta quinta-feira, 9. Segundo a pasta, serão 32,4 mil doses. Esta primeira remessão será destinada às pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILP). 

Outros três lotes já têm datas para o desembarque em solo gaúcho. Conforme o calendário do Ministério da Saúde, divulgado pela SES, novas remessas da vacina devem chegar nos dias 11 de fevereiro (226,8 mil doses), 18 de fevereiro (324 mil doses) e 1º de março (672,7 mil doses). Ao todo, o Rio Grande do Sul deve contar com 1,2 milhão de doses num primeiro momento.

A aplicação do reforço com a vacina bivalente da Pfizer, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde, será destinado a grupos prioritários estabelecidos pelo governo federal. A exigência é que a pessoa tenha tomado ao menos duas doses dos imunizantes disponíveis até então.

A vacinação será escalonada, assim como acontece com a da gripe anualmente, no seguinte esquema:

• Fase 1: pessoas maiores de 70 anos, residentes de instituições de longa permanência, indivíduos imunocomprometidos, moradores de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;

• Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos;

• Fase 3: gestantes e puérperas;

• Fase 4: profissionais da saúde;

Correio do Povo

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

3 × 3 =