Ouça agora

Ouça agora

Estado distribui 110 mil doses de vacinas contra covid-19 para crianças e adultos:

Postado em 07/02/2023 por

Compartilhe agora.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizou, na manhã desta terça (7/2), a distribuição de novos lotes de vacinas Pfizer contra a covid-19. Cerca de 64 mil doses para crianças de seis meses a quatro anos foram enviadas aos municípios. Outras 46 mil foram disponibilizadas para a vacinação de reforço em adultos, idosos e adolescentes a partir de 12 anos.

A Pfizer Baby, como é chamada, possui um esquema vacinal em três doses: a segunda deve ser aplicada 28 dias (quatro semanas) após a primeira; e a terceira, oito semanas após a segunda. Até agora, essa versão da vacina era recomendada apenas para as crianças de seis meses a dois anos, ao passo que a Coronavac era aplicada em crianças de três e quatro anos. Com o aumento da disponibilidade de doses da Pfizer, ela passa a ser ofertada para toda a faixa etária prevista pelo próprio fabricante: crianças acima de seis meses e menores de cinco anos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até o momento, cerca de 8,6 mil crianças de seis meses a dois anos receberam a primeira dose de Pfizer Baby no Estado. Desse número, 3 mil já tomaram a segunda. O público total nessa faixa etária no Rio Grande do Sul está estimado em 402 mil crianças. Já na faixa de três e quatro anos, 60 mil já tomaram a primeira dose de Coronavac e 31 mil completaram o esquema com duas doses, o que representa, respectivamente, 21% e 11% do público estimado nessa faixa etária.

Reforço para adolescentes e adultos

As 46 mil doses de Pfizer disponibilizadas para a população de 12 anos ou mais busca ampliar a cobertura do reforço no Estado. A distribuição atende às demandas feitas pelos municípios. Atualmente, são quase 3 milhões de pessoas com o primeiro reforço em atraso e outras 2,1 milhões que ainda não receberam o segundo reforço.

Texto: Secom SES
Edição: Secom

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

dezessete − 3 =