Ouça agora

Ouça agora

Intensa onda de calor atingirá o RS nesta semana

Postado em 11/03/2024 por

Compartilhe agora.

A semana será marcada por um forte aquecimento sobre o Rio Grande do Sul e, de modo geral, a região Sul do Brasil. O motivo é um sistema de alta pressão atmosférica que deve predominar, reduzir a umidade no ar e, consequentemente, as condições para a chuva. Por esse motivo, os próximos dias serão de sol e pouca chuva no Estado, o que pode levar a uma quebra do recorde da temperatura de 2024.

Segundo Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, os níveis de umidade devem baixar em todo o RS, chegando a níveis entre 20% e 30% em grande parte do Estado ao longo da semana.

— Será uma semana excepcional. Vínhamos de dias quentes, mas com muita umidade. A umidade e o calor estavam fazendo com que as nuvens carregadas se formassem com facilidade. Agora, a situação é contrária: o sistema de alta pressão reduz a umidade, a nebulosidade e, consequentemente, a chance de chover — resume Josélia.

Uma frente fria vai se aproximar do Extremo-Sul do RS na quarta-feira (13), mas não conseguirá avançar, devido a esse sistema de alta pressão, sendo desviada para alto-mar.

Para segunda-feira (11), não é esperada chuva em nenhuma região do Estado. Na terça (12), pode haver precipitação apenas no Extremo-Sul do RS.

Na quarta, com a passagem da frente fria pelo Extremo-Sul gaúcho e o calor intenso, pancadas de chuva com raios poderão ocorrer na metade Sul, em regiões como o Litoral Sul, Campanha, Centro e Fronteira Oeste. As marcas, no entanto, seguirão altas.

Para quinta-feira (14), as condições manterão a possibilidade de pancadas de chuva para a metade Sul a partir da tarde. Em locais como a Região Metropolitana, Serra, Litoral, Planalto e Missões, porém, ainda não haverá instabilidade.

É na sexta-feira (15) que o cenário muda de forma generalizada no RS. Neste dia, o sistema de alta pressão perde força e, com isso, são esperadas pancadas de chuva em todo o Rio Grande do Sul, com risco de temporais, em especial na região da fronteira com o Uruguai.

Com relação à temperatura, a máxima chegará, em Porto Alegre, a 35°C na quarta-feira e a 36°C na quinta. Pode haver quebra do recorde do ano de 2024, registrado em 14 de janeiro, quando fez 36,5°C.

Apesar de haver possibilidade de quebra de recorde de calor em Porto Alegre, outros municípios têm previsão de marcas mais altas.

.

Fonte: GZH

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

cinco × quatro =