Ouça agora

Ouça agora

Em meio a explosão de casos no RS, Barracão mantem ações contra o mosquito da dengue sob controle:

Postado em 05/02/2024 por

Compartilhe agora.

A Vigilância Epidemiológica de Barracão no final do ano passado começou a realizar o tratamento em pontos estratégicos de nossa cidade com inseticida residual (dedetização que dura até 60 dias, depois repete a operação), para controlar a infestação do mosquito da dengue em nossa cidade.

Conforme a vigilância do município foi feito o LIRA- Levantamento Rápido de índices para Aedes Aegypti na semana dos dias 29 a 31 de janeiro na área urbana. Depois foi enviado para o laboratório em Passo Fundo, para obter o resultado. Resultado esse que leva uma semana para saber. São realizados 4 levantamentos por ano. Além do LIRA, a Vigilância realiza visitas domiciliar, ou atende denúncias, que podem ser feitas através do telefone da UBS. Na visita as residências, é realizado tratamento de focos em locais de possíveis criadouros do mosquito. Lembrando que apesar de Barracão não ter casos de dengue é considerado infestado.

Nos resultados do ano de 2023, o índice para a infestação do mosquito foi considerado médio/baixo.

No Barracão foram encontrados o vetor do mosquito, mas não eram contaminados pela Dengue, Febre Chikungunya, Zica e Febre Amarela.

Barracão faz parte da região 18, da 6ª Coordenadoria regional de saúde de Passo Fundo.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

5 × 3 =