Ouça agora

Ouça agora

Após morte de menina em Cacique Doble, governo federal e indígenas assinam termo para pôr fim a conflito:

Postado em 12/12/2023 por

Compartilhe agora.

O governo federal e representantes de dois grupos indígenas que estão em conflito na reserva de Cacique Doble, no Norte do Rio Grande do Sul, assinaram um termo de compromisso na segunda-feira (11) para pôr fim à onda de violência que atinge a região. Nos últimos meses, uma menina de 13 anos foi assassinada, pessoas foram baleadas e casas incendiadas.

O Ministério dos Povos Indígenas esteve na reserva para conversar com os dois grupos que disputam a liderança do local depois da morte de Paola Rodrigues, de 13 anos, assassinada por pessoas que invadiram a sua casa no dia 4 deste mês.

A Polícia Federal (PF) aponta a disputa como a motivação para o crime. Até esta terça-feira (12), ninguém havia sido preso por suspeita de envolvimento no assassinato.

Na segunda-feira, a equipe do ministério esteve na sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Passo Fundo, a 111 km de Cacique Doble, onde foi assinado o termo. Estavam presentes representantes dos dois grupos, além da prefeitura e Câmara de Vereadores da cidade.

Foram propostas medidas para garantir a segurança de quem reside na reserva. Entre as medidas, está previsto um reforço na segurança do local, com o aumento do efetivo da Força Nacional, que está na região.

Fonte: G1 RS

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

três × 2 =