Ouça agora

Ouça agora

Região do RS atingida por ciclone recebe mais de 4 mil voluntários para ajudar a se reerguer:

Postado em 19/09/2023 por

Compartilhe agora.

Em fase de reconstrução após a passagem de um ciclone extratropical que deixou 48 mortos e 10 desaparecidos, a região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, conta com uma rede de solidariedade para se reerguer. Duas semanas após a tragédia, as cidades de Muçum e Roca Sales, as mais afetadas pelas enchentes, receberam mais de 4 mil voluntários neste fim de semana para ajudar a limpar casas, restabelecer pontos de energia elétrica e fazer a triagem de doações.

Segundo Zortéa, a cidade recebeu cerca de 3 mil voluntários no sábado (16) e um pouco menos no domingo (18). Nos dois dias, é mais do que a população da cidade, que no último censo registrou 4.961 habitantes. O governo estadual fala em mais de 4 mil voluntários em um dia na região.

São pessoas vindas de mais de 20 municípios gaúchos que oferecem conhecimento, força braçal e, principalmente, disposição para reerguer as cidades que ficaram praticamente destruídas. Pessoas como Sabrina Reis, que é empresária, reuniu um grupo de voluntários, pegou a estrada em um ônibus e dois carros para ir rumo à região atingida.

“Eles precisam disso. É questão de amor ao próximo, de empatia, de se colocar no lugar do outro enquanto felizmente, na nossa cidade, não aconteceu nada. Fomos para lá às 8h da manhã e saímos às 20h, sem parar um minuto. O cenário é de um filme de tragédia”, diz a voluntária, que saiu com outros 50 voluntários de São Marcos, cidade da Serra do RS a cerca de 150 km do Vale do Taquari, para ajudar.

Atualmente, a maior necessidade para as regiões afetadas é de mão-de-obra especializada: eletricistas, para a restituição da energia elétrica, e marceneiros, para a reconstrução das casas, são os mais urgentes. Há também necessidade de profissionais hidráulicos, pedreiros e serralheiros.

“Estamos com um bom número de pessoas empenhadas no serviço de limpeza e serviços gerais”, diz Patrícia Schwartz, que coordena o grupo de voluntários em Roca Sales.

Além da ajuda prática na reconstrução da região, o voluntariado que chega às cidades afetadas também leva esperança para quem perdeu tudo na enchente.

Como se voluntariar

Roca Sales

  • O voluntário deve se deslocar até a cidade, priorizando o transporte solidário (esquema de caronas organizado pelos próprios voluntários, de forma a reduzir a circulação de veículos no município), para efetuar o cadastramento no local. Como segunda opção de deslocamento, o voluntário pode se direcionar para o Parque João Batista Marchese, em Encantado, para usar o transporte (ônibus da Brigada Militar) até Roca Sales.
  • Estacionamento de veículos (de voluntários e da Brigada Militar) e cadastramento: próximo ao trevo de acesso da cidade de Roca Sales.
  • Responsável pelo cadastramento da prefeitura: Patrícia Schwartz (51) 99744-7607.
  • Oficial da Brigada responsável: capitão Caneppele (51) 99806-3250.

Muçum

  • O voluntário deve se deslocar até Muçum para efetuar o cadastramento no local. Deve ser priorizado o transporte solidário (esquema de caronas organizado pelos próprios voluntários, de forma a reduzir a circulação de veículos no município). Como segunda opção de deslocamento, o voluntário pode se direcionar para o Parque João Batista Marchese, em Encantado, para usar o transporte (ônibus da Brigada Militar) até Muçum.
  • Estacionamento de veículos (de voluntários e da Brigada Militar): pátio da empresa Cúbica (RS-129, km 84, Fátima). Cadastramento: prefeitura municipal (Avenida Borges de Medeiros, 50, Centro).
  • Responsável pelo cadastramento da prefeitura: Matheus Zortéa (51) 99651-0381.
  • Oficial da Brigada Militar responsável: capitão Engster (51) 98450-9188.

Fonte: G1rs

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

13 + 11 =