Ouça agora

Ouça agora

Secretaria da Saúde do RS confirma caso de febre amarela em bugio:

Postado em 08/08/2023 por

Compartilhe agora.

A Secretaria da Saúde do RS confirmou nesta segunda-feira (7) o diagnóstico de febre amarela em um bugio encontrado morto em Santo Antônio das Missões, no Noroeste do estado. Os animais não transmitem a doença para humanos. A transmissão só acontece pela picada do mosquito.

Segundo a secretaria, é o segundo caso de febre amarela em primatas neste ano. A equipe da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde investigará o local em que o macaco foi encontrado, para procurar animais, vivos ou mortos, e vai verificar a situação vacinal dos habitantes do entorno.

O primeiro caso de bugio infectado do ano foi em Caxias do Sul.

Desde 2009, não há registro de febre amarela em humanos no RS. Em 2018, dois gaúchos tiveram o diagnóstico da doença após visitarem Minas Gerais. Nesta situação, a doença é considerada importada.

Macacos sentinelas

Os macacos são considerados sentinelas, ou seja, eles alertam para a circulação do vírus da febre amarela em uma região. Não há transmissão de animal para humanos.

A Secretaria orienta a população para, caso encontre macacos mortos ou doentes, informar o mais rapidamente o serviço de saúde do município ou estadual. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) disponibiliza o telefone 150 para informações, com atendimento de segunda a sexta-feira (das 8h30 às 19h).

Veja os principais sintomas:

  • febre
  • calafrios
  • dor de cabeça
  • dor nas costas
  • dores musculares
  • mal-estar generalizado
  • náuseas
  • vômitos

Ao perceber os primeiros sintomas, a pessoa deve procurar um serviço de saúde, ingerir muita água e evitar o uso de medicamentos por conta própria.

A vacina contra a febre amarela faz parte do Programa Nacional de Imunizações, e está disponível na rede de saúde com recomendação a partir de 5 até 59 anos

Crianças devem tomar a primeira dose aos nove meses e um reforço aos quatro anos. A partir dos cinco anos, não vacinados recebem dose única.

A vacinação de pessoas com mais de 60 anos de idade, gestantes e mulheres que estejam amamentando crianças menores de seis meses deve ocorrer em situações especiais (como emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco, mediante a avaliação de risco/benefício, feita por um médico).

Em mulheres que estejam amamentando, pode-se considerar a suspensão do aleitamento materno por 10 dias. Pessoas com comorbidades devem receber avaliação de risco/benefício prévia à vacinação.

Além disso, em ambientes silvestres, a população deve sempre usar repelentes, observando as recomendações de cada fabricante em relação ao prazo de ação efetiva de cada produto.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

1 × 2 =