Ouça agora

Ouça agora

RS decreta situação de emergência por conta de SRAG em crianças:

Postado em 06/07/2023 por

Compartilhe agora.

governo do Rio Grande do Sul publicou um decreto nesta quinta-feira que estabelece situação de emergência em todo o Rio Grande do Sul por conta do aumento de casos e internações de crianças em leitos de UTI por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O documento é válido por 90 dias e poderá ser prorrogado, conforme evolução dos indicadores epidemiológicos. 

A SRAG abrange casos de síndrome gripal (SG) que evoluem com comprometimento da função respiratória que, na maioria dos casos, leva à hospitalização, sem outra causa específica. As causas podem ser vírus respiratórios, dentre os quais predominam os da Influenza do tipo A e B, Vírus Sincicial Respiratório, SARS-COV-2, bactérias, fungos e outros agentes.

Fica determinado que, enquanto persistir o estado de emergência, as redes hospitalares que prestam serviços ao SUS deverão adotar medidas administrativas para priorizar a disponibilização dos leitos clínicos de suporte ventilatórios e de UTI pediátricas para os casos de SRAG em crianças.

A Secretaria de Saúde coordenará ações e serviços públicos de saúde voltados ao enfrentamento da emergência tratada neste decreto e instituirá diretrizes gerais para a execução das medidas cabíveis para a contenção da SRAG em crianças, podendo expedir atos complementares necessários à execução de medidas urgentes e ao restabelecimento da capacidade da rede pública de saúde e o enfrentamento da situação de emergência.

Fonte: Correio do Povo

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

4 + um =