Ouça agora

Ouça agora

Prazo para o alistamento militar se encerra no final deste mês de junho:

Postado em 26/06/2023 por

Compartilhe agora.

O alistamento é obrigatório em todo o território brasileiro para os jovens que completam 18 anos em 2023 e para aqueles que estão pendentes com o serviço militar.

Os jovens nascidos em 2005 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar, que em Barracão, pode ser realizado na unidade da Junta Militar, localizada junto ao prédio da Estação Rodoviária, ou pelo site www.alistamento.eb.mil.br.

O alistamento é obrigatório para todos os jovens que completam 18 anos de idade neste ano de 2023 e para quem nasceu nos anos anteriores e está pendente com o serviço militar.

Segundo Ariovaldo Dutra Brasil responsável pela Junta do Serviço Militar, de Barracão, o alistamento está aberto desde o mês de janeiro, agora faltando poucos dias para o fechamento do prazo, mais de 30 jovens compareceram na junta para se alistar. Muitos estão deixando para a última hora e isso não é nada bom. Evite transtornos, proceda seu alistamento, o quanto antes.

Para fazer o cadastro online é necessário cadastrar o CPF, RG, comprovante de endereço com CEP, e-mail e número de telefone. Para o atendimento presencial, é preciso estar munido de RG (cópia e original), CPF, Certidão de Nascimento ou de Casamento e comprovante de endereço.

O jovem deve se alistar nos primeiros 6 meses (janeiro a junho) do ano em que completar 18 anos de idade. O alistamento realizado nesse período será gratuito. Após esse prazo, o jovem continua com o dever de se alistar, contudo ficará em débito com o serviço militar até o pagamento da multa referente ao alistamento fora do período regulamentar.

Quem estiver em débito com o Serviço Militar não poderá:
. obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
. ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o Governo Federal, estadual, dos Territórios ou Municípios;
. prestar exame ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino;
. obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
. inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
. exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
. receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, estadual, dos Territórios ou Municípios.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

10 + 15 =