Ouça agora

Ouça agora

Chuva deve voltar ao RS nesta semana, mas mais fraca, diz Climatempo Meteorologia:

Postado em 19/06/2023 por

Compartilhe agora.

A semana começa gelada no Rio Grande do Sul. Ainda há previsão de geada nas regiões Central e Norte, e o tempo é firme ao longo da manhã e da tarde em todas as regiões, mas, a partir do período noturno, há retorno da chuva na Campanha Gaúcha, Uruguaiana e Litoral Sul. Não há previsão de acumulados altos.

Terça-feira (20) – Na terça-feira, a chuva se espalha pelas regiões Central, Oeste e Leste, incluindo a Grande Porto Alegre, mas ocorre de forma isolada, favorecendo períodos de melhoria e baixos acumulados. O tempo firme predomina na faixa norte gaúcha e as temperaturas seguem baixas, mas sem previsão de geada até o momento.

Quarta-feira (21) – O inverno começa nesta quarta-feira. O primeiro dia da nova estação já traz virada no tempo para o Rio Grande do Sul: uma nova baixa pressão, que se forma na costa gaúcha, combinada com um fluxo intenso de umidade, se espalha por todo o estado. Há previsão de altos acumulados e chuva volumosa, com destaque para o Norte e Oeste gaúcho. Os municípios fragilizados devem ficar em atenção.

Próximos dias – A Região da Serra segue mais instável na quinta-feira, mas o volume de chuva perde intensidade. Mesmo assim, a situação é de atenção e alerta entre Bom Jesus, Vacaria e o Litoral Norte. De manhã, chuva isolada na Fronteira Oeste e, à tarde, mais aberturas de sol e tempo firme. Chove fraco no extremo sul do estado. Região de Porto Alegre com muitas nuvens, chuva fraca e moderada ao longo do dia.

Inverno

A partir de quarta-feira (21), quando começa o inverno, uma nova área de baixa pressão deve se formar na costa gaúcha. Áreas de baixa pressão são fenômenos relacionados a ciclones extratropicais, como o que passou pelo RS nos últimos dias.

A meteorologista explica que não é provável que um novo ciclone extratropical se forme com a mesma intensidade do que passou pelo estado, mas ainda é necessário manter atenção para chuvas fortes.

“Há risco de temporais. Não é uma situação tão crítica como foi a recente passagem do ciclone, mas, de qualquer forma, o Rio Grande do Sul fica em atenção e alerta para risco de chuva forte, principalmente no Norte do estado, na região de Passo Fundo”, explica Victória.

Fonte: G1rs

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

quatro × três =