Ouça agora

Ouça agora

Confirmada a 47ª morte por dengue no Rio Grande do Sul:

Postado em 15/06/2023 por

Compartilhe agora.

A Secretária de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou através do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) a 47ª morte por dengue no Estado. Trata-se de uma mulher de 47 anos, que morava em Ijuí, apresentava comorbidade tendo vindo à óbito no dia 8 de junho. 

Neste ano, o Rio Grande do Sul já teve 22.403 casos confirmados da doença, dos quais 20.336 o contágio ocorreu dentro do Estado denominados autóctones, com os demais caso sendo importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local). 

Em 2022, o RS registrou seus maiores índices da doença em toda a série histórica. Foram mais de 57 mil casos autóctones e outros 11 mil casos importados. Ao todo, foram 66 óbitos em virtude da dengue no ano passado.

Sintomas e prevenção

A pasta da saúde reforça à população que procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito. São eles: Febre alta (39 a 40°C), com duração de dois a sete dias
– Dor retroorbital (atrás dos olhos)
– Dor de cabeça
– Dor no corpo
– Dor nas articulações
– Mal-estar geral
– Náusea
– Vômito
– Diarreia
– Manchas vermelhas na pele (com ou sem coceira).

A secretaria da Saúde orienta que a população adote medidas de prevenção  à proliferação e circulação do Aedes aegypti (o mosquito transmissor da doença), limpando áreas interna e externa das residências ou apartamentos e eliminando objetos com água parada. Essas ações impedem o inseto de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática.

 Fonte: Correio do Povo

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

dez − 4 =