Ouça agora

Ouça agora

Com leitos lotados, HSVP cancela cirurgias eletivas até a próxima quarta-feira em Passo Fundo:

Postado em 19/05/2023 por

Compartilhe agora.

Há um mês, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), o maior de Passo Fundo e região, opera com restrições na emergência em razão da superlotação, que chega a 140% nesta sexta-feira (19). Para além da emergência, as enfermarias também apresentam quadro de lotação, o que fez com que o hospital decidisse pela suspensão das cirurgias eletivas agendadas entre esta sexta-feira e a próxima quarta-feira (24).

De acordo com informações da responsável técnica pela emergência, Josiane Diehl Moia, a necessidade de liberar leitos para pacientes que aguardam cirurgias urgentes foi o que motivou a decisão:

— Foram cancelados casos de cirurgia geral, ortopedia, urologia, casos que estão estáveis e podem aguardar. Mantivemos os casos urgentes e de oncologia, bem como os casos em que o paciente vem e no mesmo dia pode ir embora.

No total, 25 cirurgias eletivas serão reagendadas. A expectativa é que as novas datas possam ser marcadas a partir da próxima quinta-feira (25) e os pacientes que forem reagendados, retornam para o mesmo lugar da fila.

Na emergência, a orientação é que pacientes sem urgência procurem as unidades de saúde nos bairros ou o hospital municipal. Após avaliação, se necessário, eles serão encaminhados a um dos dois hospitais de alta complexidade do município, conforme informa Josiane. Ela frisa que a suspensão pode vir a acontecer novamente, já que no inverno os pacientes com doenças crônicas tendem a ter piora no quadro.

No Hospital de Clínicas (HC), a situação é semelhante. A unidade disponibiliza 23 leitos de emergência, mas 31 pacientes estão internados, além de outros 11 em observação. A lotação está em 135%.

Fonte: GZH/Passo Fundo/ Regional FM

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

cinco × 3 =