Ouça agora

Ouça agora

Frente Parlamentar da erva-mate será presidida pelo deputado Paparico Bacchi:

Postado em 12/04/2023 por

Compartilhe agora.

A mesa diretora do parlamento gaúcho aprovou o requerimento do deputado Paparico Bacchi (PL) para a instalação da Frente Parlamentar da Erva-Mate. Em reunião na manhã desta terça-feira (11), o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Vilmar Zanchin (MDB), informou que o requerimento está de acordo com as diretrizes da Resolução de Mesa 1.319/15 e pode iniciar suas atividades. A iniciativa do deputado Paparico Bacchi tem o apoio de 21 parlamentares, que passam a compor a frente parlamentar.

De acordo com o Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul, estão na Região Norte do Estado os municípios que registraram maior produção de erva-mate no triênio 2018-2020. Neste período, Ilópolis está na liderança de produção com 31.500 toneladas anuais. Seguido por Arvorezinha e Palmeira das Missões, com registro produtivo respectivo de 30.350 e 20.067 toneladas/ano.

Com base eleitoral na Região Norte, natural de Paim Filho, ex-prefeito de São João da Urtiga (2009-2016) e o parlamentar mais votado nas regiões Nordeste e Alto Uruguai na eleição de 2022, o deputado Paparico Bacchi assume os trabalhos da comissão inicialmente instalada pelo deputado Elton Weber (PSB), em 2019.

“Tivemos um dia importante no parlamento, em uma construção com este grande parlamentar que é o deputado Elton Weber, assumi a presidência da Frente Parlamentar da Erva-Mate. Agora, temos o desafio de dar continuidade ao sério trabalho realizado desde 2019 com objetivo de promover o desenvolvimento da cadeia produtiva, em conjunto com os produtores rurais e as 236 ervateiras para construir o melhor para o nosso Rio Grande do Sul”, afirma o deputado Paparico Bacchi. “Fico feliz que o deputado Paparico Bacchi aceitou o desafio de reconduzir esta frente parlamentar, onde vamos dialogar juntos – com viés de olhar todo o produtor, a indústria e todo segmento ervateiro”, salienta o deputado Elton Weber.

Erva-mate

Bastante consumida na forma de chimarrão e chá, a erva-mate é uma árvore da família das aquifoliáceas com origem na região subtropical da América do Sul, onde o Brasil registra o maior cultivo, com produção acentuada no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Dados apresentados pelo Atlas Socioeconômico gaúcho, destacam que o Rio Grande do Sul – no triênio 2018-2020 – é responsável por 44% da produção nacional de erva-mate, com 226.986 toneladas por ano.

Sistema de produção Erva 20

Mais de 35 anos de pesquisas com erva-mate, possibilitaram à Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa) criar o Sistema Erva 20 – um conjunto de práticas em ervais plantados que visam o aumento da eficiência e sustentabilidade destes cultivos. Com teores de cafeína, teobromina e saponina, o mercado internacional tem aumentado o interesse na erva-mate como matéria prima para desenvolver novos produtos, como chás, energéticos e outras bebidas, além de cosméticos e produtos de limpeza.

Confira quem integra a frente parlamentar: Paparico Bacchi, Marcus Vinicius, Elton Weber, Cláudio Tatsh, Guilherme Pasin, Adolfo Brito, Jeferson Fernandes, Rafael Braga, Luiz Marenco, Luciano Silveira, Patrícia Alba, Felipe Camozzato, Airton Artus, Gerson Burmann, Aloísio Clasmann, Carlos Búrigo, professor Claudio Branchieri, Dr. Thiago Duarte, Gaúcho da Geral, Eduardo Loureiro e Airton Lima.Fonte: Irineu Fontela (MTE 17.690)
Foto: Lucas Santos

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

onze + dezesseis =