Ouça agora

Ouça agora

Gripe aviária se espalha e pode ameaçar agronegócio brasileiro:

Postado em 15/02/2023 por

Compartilhe agora.

A gripe aviária atingiu novos países e se tornou endêmica. Agora, o vírus está sendo disseminado por aves selvagens que o transmitem a frangos criados em fazendas. Além disso, passou a ser um problema que dura o ano todo. Segundo 20 especialistas e agricultores de quatro continentes diferentes, a força do vírus na natureza sinaliza que surtos inéditos não diminuirão no curto prazo nas granjas. Assim, aumentando as ameaças ao suprimento mundial de alimentos.

Eles alertaram que os agricultores devem ver a doença como um risco sério durante todo o ano, em vez de concentrar os esforços de prevenção durante as estações de migração das aves selvagens, na primavera. Os surtos do vírus se espalharam por América, Europa, Ásia e África, desde que uma cepa chegou aos Estados Unidos no início de 2022. Na ocasião, a variante era geneticamente semelhante a casos europeus e asiáticos.

Os preços dos ovos bateram recordes depois que a doença eliminou dezenas de milhões de galinhas no ano passado. Como fonte uma fonte básica de proteína barata fora do alcance de alguns dos mais pobres do mundo, em um momento em que a economia global está sofrendo com alta inflação.

As aves silvestres são as principais responsáveis pela disseminação do vírus, segundo especialistas. Aves aquáticas, como patos, podem transmitir a doença sem morrer e introduzi-la nas aves através de fezes contaminadas. Caso de Gripe Aviaria é confirmado no Uruguai.

Fonte: Correio do Povo.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

12 − doze =