Ouça agora

Ouça agora

RS registra aumento de quase 3% no número de alunos matriculados em 2022, aponta censo escolar:

Postado em 09/02/2023 por

Compartilhe agora.

O Rio Grande do Sul registrou um aumento de 2,95% no número de alunos matriculados em 2022. O estado teve um total de 2.266.494 matrículas no ano passado, o que representa quase 65 mil estudantes a mais na comparação com 2021. Os dados fazem parte do Censo Escolar da Educação Básica, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (8).

O aumento foi registrado em todas as etapas da Educação Básica. Na Educação Infantil, o maior aumento de vagas foi na etapa de creche, que atende crianças de até 3 anos. Foram quase 28 mil matriculados a mais nas redes municipais, responsáveis pela maior parte do atendimento nessa faixa etária.

Mesmo com o incremento, o Rio Grande do Sul ainda tem dificuldade de se aproximar da meta prevista no Plano Nacional de Educação nessa etapa, com muitas crianças na fila de espera por vaga. O ministro Camilo Santana diz que esse é um cenário desafiador para todo o país.

”Apesar de ter ocorrido aumento das matrículas nas creches no último ano, ainda estamos longe de garantir as 5 milhões de matrículas para pelo menos garantir 50%, que é o que diz o Plano Nacional de Educação até 2024”, afirmou Camilo Santana.

O Ensino Médio é outra etapa desafiadora. Foi uma das que mais sofreu com a evasão dos alunos durante a pandemia. Dados revelam que o número de estudantes vai diminuindo à medida que eles avançam ao longo dos três anos.

O problema da perda de estudantes tem sido enfrentado com estratégias de busca ativa, em que as escolas tentam levar os estudantes de volta às instituições de ensino. A presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação diz que esse trabalho, feito em parceira com o Estado e também o Ministério Público deve ser permanente.

“Esses dados nos retratam uma situação, e é preciso pensar políticas públicas. Então, todo financiamento é importante nesses pontos onde o censo escolar mostra as maiores defasagens, onde precisamos investir mais, mas estamos esperançosos”, afirma Maristela Guasselli.

Fonte: G1

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

dez − um =