Ouça agora

Ouça agora

Com La Niña, inverno deve ter chuvas abaixo da média no Sul e no Sudeste:

Postado em 17/06/2022 por

Compartilhe agora.

O inverno no Hemisfério Sul começa no dia 21 de junho de 2022 (próxima terça-feira), às 6h14 do horário de Brasília e termina no dia 22 de setembro às 22h04. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste ano, a ação do fenômeno La Niña deve persistir durante todo o inverno, com tendência de potencializar as chuvas nas regiões Norte e Nordeste e reduzir a possibilidade de chuvas mais intensas no Sul e no Sudeste.

A estação é normalmente marcada pelo período menos chuvoso das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, enquanto os maiores volumes de chuva concentram-se sobre o noroeste da região Norte, leste do Nordeste e parte da Região Sul do Brasil.

Região Sul

O prognóstico do Inmet para os meses de inverno, indica o predomínio de chuvas abaixo da média em grande parte do Sul, em decorrência dos impactos do fenômeno La Niña. Porém, em áreas do oeste dos três estados, assim como no extremo sul do Rio Grande do Sul, as chuvas poderão ocorrer próximas a ligeiramente acima da climatologia.

Temperaturas próximas e abaixo da média são previstas para grande parte da Região Sul, pois a incursão de massas de ar de origem polar, principalmente nos meses de julho e agosto, poderão provocar declínio nas temperaturas possibilitando a ocorrência de geadas em algumas localidades, especialmente aquelas de maior altitude. As temperaturas médias acima da climatologia do trimestre estão previstas para o norte do Paraná.

Fonte: Canal Rural

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

doze + nove =