Ouça agora

Ouça agora

Secretaria da Saúde do RS emite alerta epidemiológico em razão da dengue:

Postado em 28/03/2022 por

Compartilhe agora.

Uma semana após confirmar a primeira morte por dengue no Rio Grande do Sul em 2022, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitiu alerta epidemiológico em razão da doença. O documento foi divulgado na noite de sexta-feira (25).

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) registra 2.252 casos confirmados, sendo 2.031 deles considerados autóctones, ou seja, quando a doença foi contraída onde a pessoa vive.

“Os dados epidemiológicos apontam para um aumento de casos de dengue este ano em relação ao ano passado, tanto de notificações quanto de confirmações. A tendência é seguir até mais ou menos junho, que é o período sazonal da doença”, explica o biólogo Jáder Cardoso, do CEVS.

Além da vítima já confirmada, em Chapada, no Noroeste do estado, há óbitos sob investigação em Porto AlegreIgrejinhaHorizontina e Três Passos.

Segundo a SES, As regiões do estado mais críticas são as de Porto AlegreFrederico Westphalen e Lajeado. Ao todo, 193 municípios gaúchos notificaram casos suspeitos. Das 497 cidades do RS, 435 registram a presença do mosquito Aedes aegypti.

Na Capital, já são 483 casos confirmados de dengue, conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Zona Leste da cidade registra o maior número de ocorrências (quase 300).

Conforme informações do Vigilância Epidemiológica, Barracão a situação tranquila nesse momento, sem notificações de alerta. Salientando que o município é considerado infestado pelo mosquito, pela 6ª coordenadoria regional de saúde, por que no passado foram encontradas larvas.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

onze + 13 =