Governo do Estado confirma segundo caso de morte por dengue no Rio Grande do Sul em 2026
Publicado em 19/05/2026 por Rádio Cidade FM
O governo do Estado, por meio do Centro Estadual de
Vigilância em Saúde (Cevs), órgão vinculado à Secretaria da Saúde (SES),
confirmou, nesta terça-feira (19/5), a segunda morte causada por dengue no Rio
Grande do Sul.
O óbito confirmado é de um homem de 90 anos, com
comorbidades, ocorrido em 7 de abril. O paciente morava em Guaporé, município
que apresenta incidência de 534,4 casos prováveis de dengue por 100 mil
habitantes.
A SES reforça a importância de a população procurar
atendimento médico nos serviços de saúde assim que os primeiros sintomas se
manifestem. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e sua possível
evolução para óbito.
Principais sintomas
- Febre
alta, com duração de dois a sete dias;
- Dor
retro-orbital (atrás dos olhos);
- Dor
de cabeça;
- Dor
no corpo;
- Dor
nas articulações;
- Mal-estar
geral;
- Náusea;
- Vômito;
- Diarreia;
- e
manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.
Medidas de
prevenção
Uma das principais medidas de prevenção é não
permitir a proliferação e a circulação do Aedes aegypti. Por isso é tão
importante a limpeza e a revisão das áreas internas e externas de casas e
apartamentos para eliminar objetos com água parada. Essa ação simples impede o
nascimento do mosquito, interrompendo seu ciclo de vida ainda na fase aquática.
Entre as ações de prevenção contra a dengue estão
incluídos o uso de repelente, para maior proteção individual contra o mosquito
transmissor, e a vacinação, recomendada para população elegível de crianças e
adolescentes entre dez e 14 anos, além de profissionais de saúde que atuam na
atenção primária.
Situação
epidemiológica
Neste ano, o Rio Grande do Sul registra queda na
incidência da dengue. São 1.493 casos confirmados da doença até o momento, dos
quais 1.237 são autóctones, ou seja, o contágio ocorreu dentro do Estado. Os
demais casos são de pessoas residentes no RS que foram infectadas em viagem a
outros locais.
Em 2025, foram mais de 52 mil casos confirmados. Ao
todo, no mesmo ano, foram registrados 53 óbitos em virtude da dengue.
