Ouça agora na Rádio

N Notícia

Paquistão envia equipamentos militares para perto da fronteira indiana, segundo mídia

Paquistão envia equipamentos militares para perto da fronteira indiana, segundo mídia

Em meio à tensão contínua com a Índia sobre a disputada região da Caxemira, foi iniciado o envio de equipamentos militares para perto da fronteira indiana, segundo a agência ANI.

Informações Compartilhadas Sputnik Brasil

"No domingo [11], três cargueiros C-130 da Força Aérea paquistanesa entregaram equipamentos militares à base militar de Skardu, perto da região histórica de Ladaque. As agências indianas monitoram de perto os movimentos dos militares paquistaneses nas regiões em torno da fronteira", citaram fontes do governo à ANI.

Segundo informações, os equipamentos entregues poderiam ser utilizados pelo exército do país vizinho para apoiar ataques da Força Aérea, semelhantes aos que ocorreram na Caxemira da Índia em fevereiro deste ano.

O próximo passo de Islamabade seria transferir caças-bombardeiros para a base de Skardu.

Na semana passada, o presidente indiano, Ram Nath Kovind, assinou o decreto de exclusão de status especial de Jammu e da Caxemira. Por iniciativa do governo federal indiano, Jammu e Caxemira passará a ser território da união, ou seja, será governado diretamente pelo governo federal.

Militares no local da derrubada de um helicóptero indiano no distrito de Budgam, na Caxemira
© AP PHOTO / MUKHTAR KHAN
Militares no local da derrubada de um helicóptero indiano no distrito de Budgam, na Caxemira

O Paquistão, que tradicionalmente apoia a minoria mulçumana indiana na Caxemira, rejeitou a ação. O primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, ordenou a criação de uma comissão especial para verificar uma resposta jurídica, política e diplomática à decisão da Índia sobre Jammu e Caxemira.

FONTE: Sputnik Brasil
Link Notícia