Ouça agora

Ouça agora

Meteorologistas preveem que primeira neve do ano poderá ser registrada na segunda-feira:

Postado em 25/06/2021 por

Compartilhe agora.

Preparem luvas, mantas, botas e casacos porque a previsão é de frio intenso, com possibilidade de neve, na próxima semana na Serra. De acordo com a Somar Meteorologia, o fenômeno pode ocorrer entre a noite de segunda (28) e a madrugada de quarta-feira (30) com a combinação de umidade e termômetros gelados na região.

O meteorologista Celso Oliveira afirma que existe a possibilidade de neve na Serra, especialmente em Bom Jesus.

— Não descarto que ocorra na Serra, mas o turista teria que procurar locais bem altos. Hoje existe maior chance de neve em Bom Jesus, mas no interior da cidade — afirma Oliveira.

Ele explica que pode nevar em função da presença forte de uma massa de ar polar aliada a um ciclone extratropical que provoca umidade:

— Tem uma fortíssima massa de ar polar, uma das ondas mais fortes de frio do inverno, e chama a atenção um ciclone extratropical na costa do RS, é ele que vai ser responsável pela umidade. É essa combinação que vai fazer com que tenhamos neve.

Sobre a chance de neve em demais cidades próximos de Bom Jesus, como São Francisco de Paula, Cambará do Sul e São José dos Ausentes, o meteorologista explica que, no momento, não há possibilidade.

— O frio será intenso em toda a região, o que pode mudar é a questão do ciclone. Isso tem que ser monitorado durante todo o final de semana. O retrato de hoje é esse, de chance de neve em Bom Jesus, mas nada impede que tenha, eventualmente, mais municípios da Serra com possibilidade de registrar nevar — adianta.

A frente fria que vem trazendo a nova massa de ar frio para a região já começa a influenciar o clima na Serra neste sábado (26). A temperatura começa a ter uma acentuada queda no domingo (27).

A secretária de Turismo de Bom Jesus, Adriana Viera Varella, afirma que o movimento na cidade deve aumentar na próxima semana:

— Se está frio assim esperamos a neve para embelezar e cobrir de branco a paisagem. Sentimos que nessa semana aumentou o fluxo de turistas que passa pela Serra da Rocinha, na divisa com Santa Catarina. A expectativa é grande porque todos estão atentos à previsão do tempo — comemora ela.

A secretária ressalta ainda que em março o movimento tinha voltado a subir, mas com a nova onda de covid-19 que atingiu a região, diminui o número de turistas que vai até o Centro de Informações Turísticas da cidade. Até esta sexta, segundo a prefeitura, há 27 casos confirmados de infectados por coronavírus no município e 61 pessoas em isolamento.

Adriana adianta que a prefeitura está programando ações para comemorar o aniversário de 108 anos de Bom Jesus em 16 de julho.

— Vamos lançar o Caminho dos Tropeiros porque temos na cidade cerca de 5 quilômetros conservados de corredores que eram usados para ligar uma cidade até a outra. Nossa ideia é mostrar aos moradores porque muitos não sabem e não conhecem essa riqueza histórica e cultural que temos aqui e que irá incentivar o turismo — acredita.

NEVE EM 2020

Em 20 de agosto de 2020 nevou em sete municípios da Serra : São José do Ausentes, Bom Jesus, Cambará do Sul, São Francisco de Paula, Gramado, Canela e Jaquirana. O fenômeno fez a alegria dos turistas que viajaram para as cidades para aproveitar o frio e registrar o momento. Também ocorreu chuva congelada em São Francisco de Paula, Gramado, Canela, Nova Petrópolis. Alto Feliz, Salvador do Sul, Bento Gonçalves e Caxias do Sul.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

4 × 2 =