Ouça agora

Ouça agora

Região de Passo Fundo recebe alerta do Estado:

Postado em 18/05/2021 por

Compartilhe agora.

As regiões de Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Santo Ângelo estão recebendo, nesta terça-feira (18/5), os primeiros cinco Alertas do novo Sistema 3As de Monitoramento. O comunicado formal a todos os municípios das respectivas associações regionais está sendo concluído entre o fim da manhã e o começo desta tarde pelo governo do Estado, explicando cada uma das decisões, para tornar transparente o processo recém implementado.

O processo entra na fase de Ação. Significa que Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Santo Ângelo têm 48 horas, a contar da emissão do alerta (ao meio-dia desta terça, dia 18/5), para avaliar, responder sobre o quadro das regiões e apresentar plano de ação compatível com o Alerta e com a situação epidemiológica apontada, com o objetivo de reverter a situação.

Se a resposta da região for considerada adequada, a proposta é aplicada imediatamente, e a região segue sendo monitorada pelo GT Saúde. Caso a resposta não seja adequada, o Estado poderá intervir e estipular ações adicionais a serem seguidas.

Região de Passo Fundo

O Alerta para Passo Fundo se fundamenta tanto por fatores regionais como macrorregionais. A região já vinha apresentando aumento consistente nos casos confirmados de Covid-19 há sete dias, quando ultrapassou o indicador estadual.

No dia 10 de maio, a região de Passo Fundo estava com 247,4 casos por 100 mil habitantes, enquanto a média estadual era de 247,1 casos por 100 mil habitantes. Na segunda-feira (17/5), o Estado estava com 224,1 casos por 100 mil habitantes e a região, com 310,5 casos – um aumento de 25,55%, somando 2.071 casos confirmados em uma única semana.

As internações em leitos clínicos também aumentam, passando de 192 internações entre suspeitos e confirmados Covid no dia 10 de maio para 244 em 16 de maio, aumento de 27%.

O GT Saúde destacou que a escalada nas internações em leitos clínicos representa um possível futuro aumento de ocupações de leitos UTI, que já está em estado de atenção na região.

Por fim, considerando que os leitos de UTI na região de Passo Fundo seguem tensionados, com taxa de ocupação no domingo (16/5) de 97,6%, e na segunda (17/5) de 82,5%, o Gabinete de Crise considerou preocupante o cenário apresentado na região, tendo em vista que o sistema hospitalar corre risco de esgotamento.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

4 × 3 =