Ouça agora

Ouça agora

Golpistas digitais fazem mais vitimas na região:

Postado em 30/04/2021 por

Compartilhe agora.

O número de golpes e fraudes por telefone e e-mail disparou no Brasil nos últimos meses, muito por causa da pandemia.

Os registros do golpe da falsa central telefônica e do falso funcionário do banco explodiram: o crescimento foi de 340%. Esse é o tipo de crime que mais preocupa atualmente.

Em Barracão, pelo menos dez pessoas foram vítimas de diferentes modalidades de golpes. Entre os mais comuns, estão os telefones clonados e falsos funcionários de agências bancárias.

Nos telefones clonados, os golpistas tem acesso a todas as conversas entre a vítima e amigos ou familiares, e com estas informações solicitam um depósito ou transferência de valores para pagar uma conta, serviços de mecânica, quitar uma dívida urgente, entre outras afirmações falsas. Neste caso, o prejuízo fica para os amigos da vítima que teve o celular clonado.

Na outra modalidade, bem mais complexa, os golpistas se passam por funcionários de instituições bancárias e pedem para que a vítima, sem perceber, instale um aplicativo que dá acesso remoto total ao aparelho. Eles passam um número de central telefônica para dar mais credibilidade ao tendimento falso.

“Os bancos nunca ligam para a casa do cliente solicitando que ele execute uma transação ou que ele desfaça uma transação. O banco jamais faz isso. Da mesma forma, o banco nunca liga para você e pede para que você digite senha ou dê informações. Caso você receba esse tipo de contato, desligue imediatamente e retorne ao seu banco, da forma que usualmente você faz, através de um telefone celular”. O alerta é do diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini.

 

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

dez − um =