Ouça agora

Ouça agora

Consórcio Machadinho realiza soltura de peixes no lago:

Postado em 15/03/2021 por

Compartilhe agora.

O Consórcio Machadinho realizou no início de março mais duas solturas de peixes, que foram produzidos pelo Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce (LAPAD/UFSC). A ação realizada foi devidamente autorizada pelo IBAMA. 

Uma das solturas foi entre os municípios de Alto Bela Vista e Marcelino Ramos, confluência do rio do Peixe e Uruguai, já no lago da Usina Hidrelétrica Itá. Neste local foram soltos 2.000 indivíduos da espécie pintado amarelo. A outra soltura, de 750 exemplares das espécies piavas, curimbas e suruvis foi realizada ao lado da Escola Socioambiental em Piratuba, no lago da Usina Hidrelétrica Machadinho – Carlos Ermírio de Moraes. 

Considerando a atual situação da pandemia de Covid-19, o Consórcio Machadinho e a Engie Brasil Energia definiram por não convidar a população, autoridades e imprensa para participarem da soltura, como ocorre costumeiramente. O trabalho foi realizado por uma pequena equipe da área ambiental da Usina e do LAPAD. 

Marcação nos Peixes 

Como de costume, os peixes que são soltos no lago da Usina Hidrelétrica Machadinho contam com uma marcação. A identificação desses peixes pode ser feita com um pequeno pedaço de nadadeira, que deve ser retirado dos peixes e mantido congelado, para que posteriormente sejam recolhidos pela equipe do LAPAD/UFSC. Dessa forma, é possível avaliar os resultados das solturas. Para saber mais sobre o assunto ou informar sobre a recaptura dos peixes, ligue para o 0800-644-0026 (ligação gratuita). 

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

3 × três =