Ouça agora

Ouça agora

CIRENOR participa de reunião virtual com AGCONP para compra da vacina contra Covid-19.

Postado em 09/03/2021 por

Compartilhe agora.

O presidente do CIRENOR, Ulisses Cecchin e o diretor-executivo, Ilton Nunes, participaram na última sexta-feira, dia 05 de uma reunião virtual com a Associação Gaúcha dos Consórcios Públicos do RS (AGCONP).

Na oportunidade, foi debatida e explicado aos consórcios, os trabalhos realizados durante a semana, na tentativa de uma parceria entre consórcios, FAMURS e GRANPAL (Consórcio Público da grande região metropolitana).

Na reunião, se deliberou sobre a assinatura do Termo de Ajuste Operacional FAMURS/GRANPAL/AGCONP, o qual, tem por objeto, a cooperação operacional técnica e financeira entre a FAMURS, a AGCONP, e a GRANPAL para a realização de aquisições centralizadas ou compartilhadas de bens e serviços, em especial vacinas imunizantes, com vistas à promoção, prevenção e à garantia de assistência à saúde, para as pessoas em decorrência da pandemia de Covid-19.

O CIRENOR, orientou aos municípios associados, que enviassem o referido termo assinado pelos prefeitos. Tanto o presidente, como o diretor-executivo do Consórcio, estão de acordo com a assinatura do termo, porém, são prudentes quanto ao repasse da informação aos munícipes.

“Uma coisa é a tentativa da compra, outra, bem mais séria, é a referida compra. Ocorre que o Governo Federal é o ente responsável pelo Plano Nacional de Vacinação e tem as reservas sobre a produção junto aos laboratórios”, afirma Nunes. “Estamos fazendo de tudo para que esse objetivo seja alcançado, mas, será uma tarefa difícil, uma vez que, podemos conseguir comprar e termos nosso produto confiscado pelo Governo como aconteceu no início da pandemia com os testes rápidos”, completa o diretor-executivo.

O presidente, Ulisses Cecchin, voltou a frisar, que no momento, a responsabilidade ainda não é dos consórcios públicos, nem dos municípios, de fazer essa compra. “Uma vez que se isso chegar a acontecer, quem pagará a conta serão os municípios consorciados, e, na situação atual isso comprometeria o orçamento de muitos entes municipais”, explicou.

Caso seja necessária essa ação, o CIRENOR estará realizando a compra para os 19 municípios consorciados lembra o presidente, porém, vê com preocupação, pois, mais uma vez, os municípios assumiriam a responsabilidade que constitucionalmente é das três esferas de governos (Federal, Estadual e Municipal) e o orçamento menor é sempre do ente município.

Fonte: Cirenor

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

3 × cinco =