Ouça agora

Ouça agora

Região de Santa Rosa da inicio na colheita do trigo:

Postado em 02/10/2020 por

Compartilhe agora.

Na região de Santa Rosa, teve início a colheita do trigo, que já atinge 1% da área cultivada em todo o Rio Grande do Sul, o restante das lavouras encontra-se em germinação e desenvolvimento vegetativo (2%); floração (20%); maturação (22%) e enchimento de grãos (55%).

De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e divulgado nesta quinta-feira (01/10), a última semana apresentou tempo seco, dias ensolarados, grande amplitude térmica e precipitações com intensidade variável no Estado, que contribuíram para o desenvolvimento da cultura. Em algumas localidades, nas regiões de baixadas, a queda acentuada de temperatura provocou a formação de geada de fraca intensidade, que não chegou a prejudicar os cultivos.

Os grãos das primeiras lavouras colhidas de trigo apresentaram pH abaixo de 78, considerado de baixa qualidade. As fortes geadas de agosto promoveram danos que reduziram a estimativa de produtividade. A dimensão do dano real está sendo avaliada com maior precisão durante as vistorias de Proagro, que já chegam a mais de 700 solicitações. As áreas afetadas correspondem às lavouras com variedades mais precoces e às implantadas na abertura do período de zoneamento agrícola de risco climático. A produção ainda está indefinida. Nas áreas que estavam em desenvolvimento vegetativo no momento das geadas, a recuperação evidencia muito bom aspecto.

Cultura de Verão:

Os plantios do milho se intensificam no Estado. Algumas localidades ficaram impedidas de avançar devido ao risco de formação de geadas com a queda da temperatura e diante da distribuição irregular das precipitações que não permitiram alcançar as condições ideais de umidade dos solos.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

dezenove + cinco =