public Notícia
Home/ Notícia

Ministério da Agricultura reconhece RS como livre de aftosa sem vacinação

Instrução normativa que dá o aval foi emitida pela ministra Tereza Cristina na noite desta terça-feira (11).

O Rio Grande do Sul recebeu na noite de terça-feira (11) o reconhecimento do Ministério da Agricultura como zona livre de aftosa sem vacinação. O aval consta em instrução normativa assinada pela titular da pasta, Tereza Cristina, e será publicado nesta quarta (12) no Diário Oficial da União. Conquista também estendida ao Paraná, Acre e regiões dos Estados do Amazonas e de Mato Grosso.

A classificação passa a vigorar em 1º de setembro, e a IN deve ser publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. “Com a retirada da vacina, o Estado poderá alcançar 70% dos mercados mundiais disponíveis”, afirma o secretário da Agricultura, Covatti Filho. Ele observa que 2020 será o último ano com vacinação no RS.

A partir do reconhecimento pelo Ministério, a Secretaria comunica a mudança  para a  Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que concede a certificação da evolução do status sanitário, abrindo portas para mercados não acessados pelos criadores gaúchos.  

Técnicos e especialistas apontam que a retirada da vacinação tem potencial de abrir mercados como Japão, Coreia do Sul, México, Estados Unidos, Chile, Filipinas, China (carne com osso) e Canadá. No setor dos suínos, a expectativa é de que haja um incremento nas exportações na ordem de R$ 600 milhões anuais.


  • message
    Postado por
    Rádio Cidade
  • today
    Data
    13 de agosto de 2020
  • folder
    Categoria
    Agropecuária
  • code
    Feito por
    Sistema Plug

more Leia também


calendar_today Últimas Notícias

Peça sua Música


share Publicidade


cloud Previsão do Tempo


thumb_up_alt Social Aplicativo




Logo

Rádio Cidade

Rua Arlindo Gradin, 333

Centro, Barracão - RS
95.370-000
Telefone: (54) 3356-1474
Social Aplicativo
Copyright © 2020 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2020 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S