Ouça agora

Ouça agora

Sem vacinação, doenças como o sarampo podem retornar ao Estado:

Postado em 16/08/2019 por

Compartilhe agora.
divulgação

O Ministério da Saúde divulgou dados que preocupam os gaúchos: o Rio Grande do Sul não atinge a meta de vacinação da Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) desde 2014. Em 2018, houve um surto de sarampo em 11 estados do país com mais de 10 mil ocorrências do vírus e 12 mortes – a doença havia sido eliminada no Brasil em 2016. E não para por aí: já são 426 casos confirmados até o final mês de julho – e os números só crescem com o primeiro caso de sarampo confirmado no Paraná na última semana. 

O Rio Grande do Sul ainda não teve casos em 2019, mas especialistas alertam que a probabilidade do vírus chegar ao Estado é alta. De acordo com o gerente da unidade de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Porto Alegre e presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha, uma das principais causas das baixas coberturas de vacinação é a falsa segurança da população em relação às doenças. “Se eu não conheço e nunca vi ninguém com a doença, porque devo vacinar meu filho? Muitas vezes este é o pensamento”, relata. Outro fator é o medo das reações adversas que as vacinas podem causar, o que segundo o especialista, faz com que as pessoas fiquem hesitantes em imunizar a si e aos filhos. “A complexidade do calendário, a falta de capacitação dos funcionários e dificuldades de horários de agendamento nas unidades de saúde também podem ser consideradas algumas das razões das baixas coberturas não só aqui no Estado, mas em todo o País”, acrescenta.

Cidade Fm

Link da Notícia

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

sete + 16 =