Ouça agora

Ouça agora

Governo do RS assina medidas que devem reduzir preço da carteira de habilitação em até 25%:

Postado em 19/06/2019 por

Compartilhe agora.
divulgação

Os Centros de Formação de Condutores (CFC) do Rio Grande do Sul poderão passar a cobrar preços diferentes para emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), cujo valor atualmente é tabelado. A determinação veio de uma portaria, assinada nesta terça-feira (18) pelo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Ênio Bacci, e o governo espera que a habilitação fique 25% mais barata.

A expectativa é que a medida ajude a diminuir os custos da CNH, conforme o diretor. "e;Se viabiliza aos CFCs fazerem promoções, dar descontos e a concorrência entre eles certamente vai puxar o preço da carteira do motorista para baixo"e;, afirma.

Outra mudança também assinada em portaria é a possibilidade de ter autoescolas em municípios com 20 mil habitantes. Até então, apenas cidades com mais de 45 mil moradores poderiam formar motoristas. Ambas as portarias passam a valer a partir da publicação no Diário Oficial do estado, o que deve ocorrer até semana que vem.

Atualmente, o preço para tirar a CNH tipo B, para carros, é R$ 2.270,76.  Com as mudanças anunciadas pelo Detran, e também alterações determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito em âmbito nacional, o governo estadual espera que a habilitação fique mais barata.

A partir de setembro, a quantidade de aulas práticas exigidas para tirar a carteira será reduzida, e o uso do simulador de direção passará a ser facultativo. Com isso, o Contran garante que a carteira ficará 14%.

 

G1

Link da Notícia

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

3 − 3 =